sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O pensamento medieval e a Igreja

 

Marc Bloch mostra que até o final do século XI, exceto temporariamente pela renascença carolíngia, a mentalidade religiosa prevalecente no período medieval era desprovida de qualquer base racional ou especulação lógica “É-nos permitido dizer que nunca a fé mereceu tanto esse nome”.[1] Segundo Daniel Rops: “Tudo e todos só existem em função da fé cristã. Ela é a pedra angular do edifício. A religião impõe-se aos espíritos como um absoluto que ninguém discute. Não se vê menor traço de indiferentismo e menos ainda de ateísmo. Do mais humilde ao mais importante, é uma sociedade inteira que crê [...] Uma fé unânime, viva, arrebatadora, admirável, em suma , por mais que com ela se misturem elementos suspeitos, eis o traço característico do mundo medieval, o que explica ao mesmo tempo uma realidade historicamente considerável: a influência decisiva da Igreja enquanto corpo constituído. Se há algo evidente , é que durante esses séculos a história profana e a história da Igreja praticamente se confundem, mais ainda do que nos tempos bárbaros”.[2] Para Christopher Dawson sobre a Igreja no período medieval no século XI: “Trata-se de um pode soberano que impunha suas próprias leis e as aplicava em seus próprios tribunais com seus próprios juízes e advogados. A Igreja tinha  um elaborado sistema de jurisdição, uma burocracia altamente organizada e um eficiente organismo de controle centralizado, tudo isso executado por funcionários permanentes e supervisionado por inspeções regulares e relatórios de delegados”.[3]

[1] BLOCH, Marc. A sociedade feudal, Lisboa:Edições 70, 1982, p.104

[2] AQUINO, Felipe. Uma história que não é contada, Lorena: Cleofas, 2008, p. 84; ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. São Paulo: Quadrante, 2012, p. 43, 88

[3] DAWSON, Christopher. Criação do Ocidente, São Paulo: É Realizações, 2016, p. 175



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