sábado, 31 de outubro de 2020

Razão áurea e o Partenon

 

A intensa atividade dos artesãos atenienses atraiu artesãos estrangeiros para suas oficinas por todo mediterrâneo e Oriente Médio entre os quais possivelmente Policletos de Argos [1] autor de esculturas como Diadúmeno ("O Portador do Diadema"), Doríforo e o Discóforo.[2] Fídias era especialista em diversas técnicas a ponto de Plutarco a ele se referir como aquele que “resolvia tudo, conhecia tudo”.[3] Na arquitetura grega as colunas do templo dórico do Partenon / Parthenón mantém uma razão de 1,618 entre o diâmetro das colunas e o vão entre elas. Esta é uma constante real algébrica irracional, conhecida como número áureo denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias) (500 a 432 a.c.)[4], que a teria utilizado para conceber o Parthenon. Nos Elementos de Euclides a constante surge em conexão com a geometria do pentágono regular.[5] O pentagrama do grego - penta (cinco) + gramma (linha) usado pelos pitagóricos é um pentágono regular estrelado onde o ponto de interseção P de duas diagonais divide cada uma delas na proporção áurea. No entanto, o Partenon foi construído em 447 a.C., mais de um século antes que Euclides descobrisse a razão áurea.[6]



[1]https://pt.wikipedia.org/wiki/Policleto

[2]DUNAN, Marcel; BOWLE, John. Larousse encyclopedia of ancient & medieval history, Paris:Larousse, 1963, p.128 https://pt.wikipedia.org/wiki/Diad%C3%BAmeno

[3]EYDOUX, Henri Paul. Á procura dos mundos perdidos, São Paulo:Melhoramentos, 1967, p. 166

[4]BURNS, Edward McNall. História da civilização ocidental, Rio de Janeiro:Ed. Globo, 1959, p.186

[5]STEWART, Ian. O fantástico mundo dos números, Rio de Janeiro, Zahar, 2016, p.216

[6]VENTURA, Felipe. Os mitos e verdades da proporção áurea, 2015, http://gizmodo.uol.com.br/mitos-proporcao-aurea/



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