quarta-feira, 24 de novembro de 2021

As relações da pedra filosofal com a ciência

 

John Henry identifica na alquimia uma importante fonte para o método experimental preconizada na revolução científica do século XVII: “a alquimia não se tornou experimental de repente na revolução científica – sempre fora uma atividade experimental. O que aconteceu na revolução científica foi que o experimentalismo alquímico começou a se fazer notar entre filósofos naturais, clínicos e outros intelectuais que já começavam a se familiarizar com os ensinamentos da experiência graças a desenvolvimentos nas ciências matemáticas, na história natural, na anatomia e na medicina”.[1] Para o químico Justus Liebig: “a mais rica imaginação do mundo não teria podido conceber uma ideia melhor do que a pedra filosofal para inspirar as mentes e faculdades dos homens. Sem ela, a química não seria o que é hoje. Para descobrir que não existia nada semelhante à pedra filosofal, foi necessário passar em revista e analisar todas as substâncias conhecidas da Terra. E é precisamente nisso que reside sua influência miraculosa”.[2] Para Latino Coelho: “seguindo a trilha de uma ideia exclusiva , que os dominava com a energia imperativa de uma crença, os alquimistas fundaram o método experimental, e, vagueando muitas vezes ao acaso, em demanda do seu termo suspirado, iam deixando no seu caminho descobrimentos reais e fecundíssimos, que os absolveram plenamente do seu erro fundamental”.[3] Para Tannery a busca da pedra filosofal era uma justificativa para manter o interesse nas pesquisas em química: “a falsa ciência salvou a verdadeira”. [4]

[1] HENRY, John. A revolução científica e as origens da ciência moderna. Rio de Janeiro:Zahar, 1998, p. 43

[2] STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química, Rio de Janeiro:Zahar, 2002, p.56

[3] COELHO, Latino. A ciência na idade média, Lisboa:Guimarães Editores, 1988, p.21

[4] ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. São Paulo: Quadrante, 2012, p. 380


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