quarta-feira, 12 de maio de 2021

Laocoonte

 

Um exemplo do resgate do conhecimento clássico se observa com a sensação provocada pela recuperação da escultura Laocoonte citada por Plínio em História Natural XXXVI,37 e redescoberta por Felice de Fredi em 1506 quando fazia obras de manutenção em sua vinha em Roma[1] e logo adquirida pelo papa Julio II que o colocou nos jardins do palácio Belvedere.[2] A escultura e sua estética helenística foi uma das influências principais nos trabalhos de Michelângelo. Laocoonte era um sacerdote de Apolo, mas, contra a vontade de Apolo, se casou e teve dois filhos, Antífantes e Timbreu. Segundo a lenda descrita na Eneida de Virgilio, quando Laocoonte estava fazendo um sacrifício a Netuno, Apolo (algumas versões se refere a Atena e Poseidon) enviou duas serpentes de Tênedos, que mataram o sacerdote e seus dois filhos, uma vez que Laocoonte, o sacerdote de Netuno, havia atirado uma lança contra o cavalo de madeira enviado de presente pelos gregos, aconselhando aos troianos a queimar o cavalo de madeira enviado se colocando assim contra o plano original dos gregos. Subitamente Lacoonte havia sido acometido de cegueira.[3] Serpentes surgiram do mar e se enroscaram em torno dos filhos de Laocoonte, sendo estranguladas junto com o pai. Os troianos interpretaram o evento como um castigo dos deuses sobre Laocoonte por este ter atirado uma lança no cavalo de madeira. Então, eles prontamente decidiram transportar o cavalo para a cidade. O episódio narra como somos às vezes derrotados ou até mesmo causamos dano a outrem por uma desnecessária ou indevida “boa intenção”.



[1] DURANT, Will. História da civilização, 5ª parte, A Renascença, tomo 3°, São Paulo:Cia Editora Nacional, 1957, p.27

[2] Vatican Museums, Rome:Libreria Editrice Vaticana, 2011, p.57

[3] BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003, p. 273



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