Revista Illustrada de n° 303 de 1882 com imagem de Angelo Agostini satirizando o progresso na cidade do Rio de Janeiro: “O Rio de Janeiro vai ser em breve a cidade das maravilhas. Depois da estrada de ferro ao Corcovado, o Sr. Dr. Passos nos dará outra para o Pão de Açúcar Essas duas estradas e o balão de Julio Cezar...” Nessa época Pereira Passos ainda não era prefeito da cidade do Rio de Janeiro, ele havia acabado de retornar da Europa onde visitou siderurgias e diversas empresas de transporte e obras públicas, e assumiu a presidência da Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão, substituindo o Visconde de Taunay. Nomeado em 1903 prefeito pelo presidente Rodrigues Alves, ao lado de Lauro Müller, Paulo de Frontin e Francisco Bicalho, promoveu uma grande reforma urbanística na cidade, com o objetivo de transformá-la numa capital nos moldes franceses. Após as obras de Pereira Passos e o trabalho do sanitarista Oswaldo Cruz o Rio de Janeiro perdeu o apelido de Cidade da Morte e ganhou o título de Cidade Maravilhosa e realizou a Exposição Nacional de 1908, idealizada pelo presidente Afonso Pena para festejar o Centenário da abertura dos portos. A Charge se refere a ao anúncio do projeto do trecho ferroviário no Corcovado que viria a ser inaugurado pelo imperador Dom Pedro II em 1884. O balão de Julio Cezar Ribeiro, que defendia uma suposta dirigibilidade de um balão baseado apenas no seu formato, é também mencionado por Angelo Agostini.
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