sábado, 14 de novembro de 2020

Os gregos e as técnicas

 

Para Murillo Cruz: “os pensadores gregos, á exceção de Aristóteles, não condenavam simplesmente a experiência sensorial. Mas o que condenavam era a possibilidade da avaliação da verdade fundar-se nessa experiência. A avaliação e o fundamento da verdade deveriam vir da razão, como logos contemplativo [...] O fundamento da verdade se dará, portanto, na metafísica clássica, como uma busca/recebimento de um fundamento, de um princípio imutável das coisas e dos entes. O fundamento da verdade se dará, então, como descoberta, desvelamento (ou revelação) como exercício da razão (logos) contemplativa, e não como criação subjetiva autônoma, como exercício da razão experimental da modernidade”.[1] Platão no Fedro diz “conhecer é recordar, é superar a queda, é libertar-se do humano, é transcender”.[2] Werner Jaeger destaca o desprezo dos gregos pelas técnicas como parte de sua cultura: “os gregos acreditavam que os verdadeiros representantes da paideia eram não aqueles que fazem profissão das coisas mudas (escultores, pintores, arquitetos) , mas os poetas, os músicos, os oradores (entenda-se homens do Estado)  assim como os filósofos [...] Por essência, uma pintura, uma estátua era uma agalma, um ornamento”.[3] Lilian do Valle considera “estranha e tendenciosa” esta afirmação de Jaeger, pois eu seu entendimento a oposição de Platão não era contra as técnicas em si, mas contra a retórica, ou seja, a capacidade de persuasão, presente no discurso de seus adversários que camufla suas reais intenções ocultando o acesso à verdade.[4]

[1]CRUZ, Murillo. A norma do novo, Rio de Janeiro:Lumen, 2018, p.40, 43

[2]CRUZ, Murillo. A norma do novo, Rio de Janeiro:Lumen, 2018, p.48

[3]VALLE, Lilian. Os enigmas da educação, Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 92

[4]VALLE, Lilian. Os enigmas da educação, Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 139



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