[1]TELLES, Pedro Carlos da
Silva. História da Engenharia no Brasil: séculos XVI a XIX, Rio de
Janeiro:Clube de Engenharia, 1994, p.74; MENDES, Chico; VERÍSSIMO, Chico;
BITTAR, William. Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI, Rio de
Janeiro;Imperial Novo Milênio, 2009, p. 59
[2]SCHWARTZ, Stuart.
Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Cia
das Letras, 1988, p. 408, nota 61
[3]BARSA PLANETA, História
do Brasil: primeiros povos brasileiros, descobrimento e colonização, 2009, v.1,
p. 227; MOTOYAMA, Shozo. Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no
Brasil, São Paulo:Edusp2004, p. 89; SOUZA.
Bernardino José. Ciclo do carro de bois no Brasil. São Paulo:Cia Editora
Nacional, 1958, p. 104
[4]LIMA, Heitor Ferreira.
História Político econômica e industrial do Brasil, São Paulo:Cia Editora
Nacional, 1970, p. 107
[5]GUIMARÃES, Basílio. O
açúcar nos primórdios do Brasil Colonial, Rio de Janeiro: Instituto do Açúcar e
do Álcool, 1953, p.19
[6]CALMON, Pedro. História
da Civilização Brasileira. São Paulo:Cia Editora Nacional, 1937, p.28 http://www.brasiliana.com.br/obras/historia-da-civilizacao-brasileira/pagina/27/texto
[7]JÚNIOR, Manuel Diegues.
População e açúcar no Nordeste do Brasil, São Paulo:CNA, 1954, p.117
[8]LIMA,
Heitor Ferreira, Formação Industrial do Brasil, período colonial, Rio de
Janeiro: ED. Fundo de Cultura, 1961, p. 102
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