Embora Anaxágoras e Demócrito tenham escrito tratados de teoria da perspectiva[1], para Murillo Cruz será apenas após o século XII com a inauguração nas artes de uma atribuição lógica de identidade entre o ser a imagem, uma crença na representação das coisas descritas como fidedignas ao olhar, com a invenção de um sistema de projeção geométrica por Brunelleschi (1377-1446)[2], Leon Battista Alberti (1404-1472)[3]no Tratado sobre a Pintura [4] de 1436 e Antonio Manetti (1423-1497)[5]do qual são conhecidas duas experiências importantes para a perspectiva, a pintura de duas pequenas tábuas ópticas, que hoje se encontram perdidas). George Sarton observa que Alberti em De re aedificatoria de 1435 descreve um dispositivo chmado velo para facilitar o desenho de objetos em perspectiva, possivelmente uma técnica que compartilhava com Brunelleschi sendo Alberti o primeiro a escrever sobre a técnica.[6]Paolo Uccello (1397-1475) que publicou Estudo em perspectiva de um cálice de 1430. George Sarton, contudo, revela que não há certeza de que este livro de fato tenha sido escrito embora um desenho de um toro poliédrico chamado mazzocchio feito por Uccello mostra que ele dominava a técnica de perspectiva.[7]
[1] DURANDO, Furio. A Grécia antiga, Barcelona:Folio, 2005, p.135
[2] MORTIMER, Ian. Séculos de transformações. Rio de Janeiro:DIFEL, 2018, p. 157
[3] McCLELLAN III, James; DORN, Harold. Science and technology on world history: an introduction. The Johns Hopkins University Press, 1999, p.205
[4] PHILIPPS, Ellen, Viagens de descobrimento 1400-1500, São Paulo:Time Life, 1991, p.68
[5] BOORSTIN, Daniel. Os criadores, Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1995, p.488
[6]SARTON, George. Six wings, men of science in the Renaissance, Bloomington: Indiana University Press, 1957, p. 24
[7]SARTON, George. Six wings, men of sicnce in the Renaissance, Bloomington: Indianaa University Press, 1957, p. 24
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