domingo, 5 de junho de 2022

Neopitagóricos em Roma

 

Segundo o orador Isócrates Pitágoras foi iniciado nos mistérios quando de sua viagem ao Egito.[1] De volta a Samos Pitágoras fundou sua escola a Hemiciclo, quando passou a ser chamado de Sophos (Sabio) ao que respondia: “Não sou sábio, mas apenas amigo (philo) da sabedoria”, de onde teria origem o termo filósofo[2]. De Samos Pitágoras se instalou em Krotona onde iniciou a “escola itálica” ou “sociedade iniciática dos mistérios pitagóricos”[3]. Na versão de Diógenes Laércio sua escola foi destruída por Cilo, por terem os pitagóricos participado da sedição da cidade vinha Sibaris, o que levou a acusação de constituírem um grupo que ameaçava à ordem.[4] Em 1917 foi descoberta uma basílica neopitagórica pagã de Porta Maggiore, em Roma, datada do tempo do imperador Cláudio (41 – 54 d.c.) usada pelas elites romandas para prática de magia. A basílica é composta de três ambientes: o dromos, um largo corredor de acesso ao vestíbulo e a sala da basílica. Para Jeorme Carcopino o complexo pertenceria ao aristocrata romano Tito Statilio Tauro, que havia feito em parte dele um espaço para realização de ritos de uma seita misteriosa e que foi mencionado nos Anais de Tácito: “Mas Cláudio estava sendo conduzido a práticas consideradas selvagens da mesma Agripina, que eram realizadas nos jardins de Statilio Tauro, um homem ilustre pela sua riqueza, derrubado pelasacusações de Tarquinio Prisco. Tauro foi legado como proconsul na África. Em seu retorno lançou [referindo-se a Agripina antes mencionada] nele algumas imputações de extorsão, mas especialmente algumas acusações de magia. Ele não sofreu por muito tempo pelas falsas acusações, colocando um fim violento em sua vida antes da sentença do Senado (TÁCITO, Anais, 12, 59,1)”.[5]

[1] WAERDEN, Van Der. Science Awakening, New Jersey: Springer, Dordrecht, 1975, p.94

[2] CONTE, Carlos Brasílio. Pitágoras: ciência e magia na Antiga Grécia,São Paulo: Madras, 2015, p.53

[3] CONTE, Carlos Brasílio. Pitágoras: ciência e magia na Antiga Grécia,São Paulo: Madras, 2015, p.63

[4] SCHURÉ, Edouard. Os grandes iniciados: Pitágoras, Rio de Janeiro: Ediouro, 1986, p. 115

[5] SCHURÉ, Edouard. Os grandes iniciados: Pitágoras, Rio de Janeiro: Ediouro, 1986, p. 124; FUENTES, Ángel Gómez. Ritos y magia en uma basílica neopitagórica subterrâneaen Roma. Notícia de 26/12/2015. ABC – Espanha http://www.abc.es/cultura/arte/abci-ritos-y-magia-basilica-neopitagorica-subterranea-roma-201512261207_noticia.html



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