sexta-feira, 11 de março de 2022

O horror ao vácuo em Aristóteles

 

Um corpo colocado no vácuo não saberia para onde ir pois no vácuo não haveria lugares naturais, de onde se conclui, na perspectiva aristotélica, que a natureza tem horror ao vácuo.[1] Para Aristóteles a velocidade de um corpo em queda livre depende da densidade do meio em que está inserido, assim o corpo cai com maior velocidade se imerso no ar do que na água, onde a densidade é maior, logo, se o fosse possível uma queda livre no vácuo este corpo adquiriria velocidade infinita, o que não faria sentido (neste caso, um corpo poderia estar ao mesmo tempo em dois lugares!), o que nos leva forçosamente a concluir pela impossibilidade de vácuo absoluto.[2] Para Aristóteles a velocidade de queda de um corpo é proporcional à resistência que ele encontra (a velocidade é inversamente proporcional `densidade do meio em que está inserido), de modo que no vácuo, onda não há qualquer resistência esta velocidade tenderia ao infinito.[3] Nos tratados medievais aristotélicos do século XIII se tornariam comuns as fórmulas latinas natura abhorret vacum, horror vacui.[4] Segundo Platão no Timeu: ”Pois que o ceu teve compreendidos entre si todos os gêneros (elementos), sendo ele circular e naturalmente desejoso de recolher-se em si mesmo, estreitou-os e não deixou entre eles nenhum espaço vazio”[5].



[1] KOYRE, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Brasília:Forense,1982, p.161

[2] LINDBERG, David C. The Beginnings of Western Science. University of Chicago Press. Edição do Kindle. 2007, p.54

[3] LINDBERG, David C. The Beginnings of Western Science. University of Chicago Press. Edição do Kindle. 2007, p.309

[4] ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa, Bauru:Edusc, 2001, p. 352

[5] MONDOLFO, Rodolfo. O pensamento antigo: v.I , São Paulo: Mestre Jou, 1964, p.249



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