sábado, 15 de agosto de 2020

 

Moses Finley observa que o prestígio de Delfos, conhecido pelos gregos como “o umbigo (omphalos) do mundo”[1] foi em parte devido aos governantes que promoviam os acertos do Oráculo, inventavam profecias quando não havia nenhuma e justificavam suas previsões errôneas contribuindo desta forma para a construção de uma aura de credibilidade em torno de suas previsões: ”tendo exaltado Delfos como o tinham feito, já não podiam dispensar um instrumento tão poderoso sem correr riscos”.[2] Segundo Pausânias o onfalo era o símbolo do centro cósmico, onde se cria a comunicação entre o mundo dos homens, o mundo dos mortos e o mundo dos deuses. Entre os judeus Ezequiel também se refere a Jerusalém como o centro da terra ou umbigo do mundo (Ez 38:12, Ez 5:5). Isaías anuncia que na renovação da Criação Jerusalém será designada por um nome novo (Is 62:2).[3] O Talmud é mais eloquente: “Como o umbigo está localizado no centro do homem assim Israel está no centro do mundo”. O Oráculo de Delfos estava localizado nas encostas do Monte Parnaso dedicado inicialmente ao culto de Geia e Poseidon e depois a Apolo.[4] Onfalo ou Ônfalo (em grego: Ὀμφαλός) é uma palavra de origem grega que significa umbigo.



 [1]ULRICH, Paul. Os grades enigmas das civilizações desaparecidas, Grécia, Roma e Oriente Médio, Rio de Janeiro, Otto Pierre Ed, 1978, p.42; SALVAT. Maravilhas do mundo, v. 3, Rio de Janeiro: Salvat, 1985, p.133; WESTWOOD, Jenifer. Lugares Misteriosos, Vol. 1, São Paulo:Ediciones del Prado, 1995, p. 53; LEXIKON, Herder. Dicionário de símbolos, São Paulo:Cultrix, 1990, p. 149

[2]FINLEY, Moses. Economia e sociedade na Grécia antiga, São Paulo:Martins Fontes, 2013, p. XVIII

[3]ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas, Tomo II, vol. 2, Rio de Janeiro:Zahar, 1979, p. 17

[4]SALVAT. Maravilhas do mundo, v. 3, Rio de Janeiro: Salvat, 1985, p.124


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